Amostras campo nO Laboratório de Micropaleontologia guarda a coleção científica do Museu de Geociências da Universidade de Brasília. Esta coleção compreende amostras de diversas bacias sedimentares do Brasil e do exterior, divididas em sete acervos: 1) amostras brutas de campo; 2) residual (sobra das amostras de campo pós-preparação); 3) geral (parte preparada das amostras brutas para microfósseis); 4) pesquisa (materiais de interesse científico separados das amostras gerais); 5) acervos especiais (doações de outras instituições); 6) didático (espécimes usados em ensino/aprendizagem); e 7) macrofósseis preservados em amostras de campo. Interessados em tombar ou acessar amostras tombadas nas coleções científicas do LabMicro devem antes seguir alguns procedimentos padrão para fazê-lo.

Amostragens em campo devem ser feitas concomitante com o preenchimento de uma ficha informativa para cada amostra. Ao chegar no laboratório, estas amostras podem ser direcionadas aos acervos de amostras brutas,de macrofósseis ou residual/geral. Interessados em proceder com este tombamento devem encaminhar solicitação via e-mail (modelo aqui) ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o formulários específicos preenchido em anexo (para as coleções residual e geral, acesse aqui; para as de pesquisa e macrofósseis, acesse aqui). Após preparação e triagem, as amostras podem apresentar conteúdo microfossilífero relevante, o qual será acondicionado em lâminas micropaleontólógicas multicelulares. Todo microfóssil que venha a se tornar objeto de publicação científica (relatório, tese, dissertação, artigo, livro, etc.) deve ser acondicionado em lâmina unicelular. 

Coleção micro nOs livros de tombamento dos acervos geral, de pesquisa ou de macrofósseis podem ser acessados eletronicamente para coleta de dados. Para ter acesso à coleção física, o interessado deve encaminhar solicitação também via e-mail ao curador da coleção científica do MGeo ou ao professor responsável pelo LabMicro para o agendamento da visita. Empréstimos podem ser realizados mediante agendamento de visita e preenchimento do formulário de empréstimo.

Caso seja necessário fazer menção em publicação científica de materiais depositados na coleção científica do MGeo, o autor deve se referir ao repositório como "Coleção Científica do Museu de Geociências (MGeo), abrigada Laboratório de Micropaleontologia (LabMicro-UnB) do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, Brasil". Os prefixo utilizados são MP ("Micropaleontologia") para o acervo geral, CP ("Coleção de Pesquisa") para o acervo de pesquisa e MAF ("Macrofósseis") para o acervo de macrofósseis.